Caro
Simon,

É possível que a maioria dos criativos brasileiros que você conhece sejam brancos, mas a verdade é que mais da metade da população brasileira é negra.

Então, por que entre os 24 jurados brasileiros escolhidos para o Cannes Lions deste ano, apenas 1 pessoa é negra?

Entendemos que não é uma tarefa fácil selecionar um júri e que muitos fatores precisam ser considerados, mas nós, como indústria, estamos com pressa para realizar as mudanças urgentes que estão nos impedindo de construir esse futuro inovador. Não podemos ficar calados diante da falta de inclusão e representatividade que é hoje um dos maiores motivos - se não o maior - de atraso da criatividade do Brasil e de toda a sociedade.

As indústrias criativas e publicitárias no Brasil fizeram um imenso progresso nos últimos anos quando se trata de inclusão e empoderamento de profissionais criativos negros. Seria uma pena que uma organização internacional como o Cannes Lions não igualasse esse progresso na seleção do júri.

A pergunta que temos para você, Simon: se os critérios de Cannes não contemplam essa inclusão e essa representatividade, o que precisa mudar não seriam os próprios critérios?

Acreditamos que você tem o poder para mudar essa decisão e fazer a diferença. A imagem dos jurados brasileiros que vemos em 2022 reflete exatamente um dos maiores problemas que temos no Brasil e não devemos esperar mais um ano para ver essa mudança acontecer.